Tratamento da Sindactilia
A sindactilia é a anomalia congênita mais comum na mão e caracteriza-se por uma deficiência na separação dos dedos, causando dificuldades funcionais e prejuízo estético para a criança. Também pode ocorrer nos pés.
O tratamento é cirúrgico, através da confecção de múltiplos retalhos triangulares dorsais e volares, realizados nos dígitos acometidos. Existem diferentes técnicas desenvolvidas, cada uma apresentando as suas vantagens e desvantagens, mas todas elas preconizam o uso de enxerto cutâneo para cobrir a área cruenta residual. Essa localiza-se mais frequentemente na base dos dedos, após a confecção dos retalhos.
A Técnica de Figueiredo promove a cobertura das áreas cruentas residuais, dispensando o uso de área doadora para enxertos. As principais vantagens da utilização da TF para o tratamento da sindactilia são:
1- Resultado estético: São mantidas as características próprias dos dedos, promovendo uma cicatriz mais discreta ao final do tratamento. Os enxertos cutâneos levam para os dígitos acometidos as características e a coloração da área doadora, normalmente mais escura.
2- Tratamento Indolor: A prótese cobre a lesão, evitando o contato direto da gaze com a ferida, que provocaria dor e sangramentos durante as trocas de curativos. A ausência de dor torna o tratamento muito menos traumático para as crianças, que passam a mobilizar os dedos operados de forma precoce, obtendo um ganho funcional muito mais rápido e sem sofrimento.
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente
Jeilde
Minha sobrinha fez a cirurgia já faz quase 1 mês. Infeccionou e entre os dedos estão muito machucado e toda vez que faz o curativo sangra . É normal? Gostaria de saber também sobre o curativo quantas vezes por semana é necessário a troca ?
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente