Tratamento de Grandes Perdas Cutâneas em Membros
Casos Reais | 5 | 1
Lesões complexas com extensas perdas cutâneas decorrentes de traumas exigem grande atenção e precisam ser abordadas precocemente. A perda da proteção cutânea e a exposição de estruturas nobres são fatores precipitadores de graves complicações, as principais sendo as infecções e as necroses teciduais, que podem levar à perda do membro.
A Técnica de Figueiredo promove a cobertura da lesão por meio de uma prótese de polipropileno suturada nos seus bordos sadios. Dessa forma, promove proteção imediata da área cruenta, inundando toda a lesão com o exsudato rico em células de defesa e de cicatrização. Imediatamente após a cobertura da lesão com a prótese, todas as estruturas subjacentes serão hidratadas, nutridas e protegidas, mantendo-se viáveis e funcionais até a cicatrização completa da ferida.
A TF previne e combate infecção de forma extremamente eficaz e segura quando aplicada após rigorosa limpeza e desbridamento da ferida, já no primeiro atendimento ao paciente traumatizado.
A cicatrização por segunda intenção de forma protegida, preconizada pela Técnica de Figueiredo, é muito mais fisiológica e estética, pois mantém as características próprias do local lesionado. Além disso, dispensa o uso de área doadora para confecção de retalhos cutâneos.
Outro ponto que tem sido impactante de forma positiva é o fato de a TF poder ser executada por um número muito maior de cirurgiões treinados e certificados. Isso ocorre pelo fato de ser mais facilmente reprodutível e não exigir grande infraestrutura hospitalar para a sua execução.
Um novo caminho para o tratamento das extensas perdas cutâneas, apresentado pela Técnica de Figueiredo, consegue unir eficácia, economia, abrangência, desinternação precoce e diminuição do uso de antibióticos, além de poder ser realizada em praticamente todas as unidades hospitalares do país. Uma verdadeira revolução no atendimento público de urgência e emergência.
Lesão provocada por um trauma grave em antebraço direito, acarretando grande perda cutânea com exposições tendinosas e ósseas, sem fraturas.
Caso cedido pelo Dr. Marcos Vinícios
Parauapebas - PA
Lesão provocada por acidente automobilístico, acarretando desenluvamento de face dorsal do pé direito com exposição do aparelho extensor dos dedos e flexor do pé, sem fraturas.
Caso cedido pelo Dr. Vitor Paracat
Roraima
Em ambos os casos foram realizados desbridamento amplo da lesão e cobertura com a Técnica de Figueiredo de forma imediata.
A partir de tal momento, as estruturas nobres expostas já estão protegidas e com a viabilidade mantida.
Observa-se, então, melhora progressiva do aspecto geral do membro e evolução do processo de cicatrização sob a prótese.
Durante todo o tratamento, o paciente mantém o uso do membro.
A cura das lesões com epitelização completa se deram após 4 meses da aplicação da TF, com resultados estéticos e funcionais excelentes.
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente
Volmar Campana
Excelente! Ouvi falar e gostaria de contribuir com o estudo
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente